Resenha do livro “Devocionário a São José” de Pe. Cléber Eduardo dos Santos.

Compartilhe:

 

O Devocionário a São José, livro organizado pelo Padre Cléber Eduardo dos Santos, certamente é o mais completo já publicado no país. São mais de 370 páginas para o leitor se aprofundar na devoção e espiritualidade josefina.

“As razões pelas quais São José deve ser tido como Patrono da Igreja – e a Igreja por sua vez espera muitíssimo da Sua especial proteção – residem sobretudo no fato que ele é esposo de Maria e pai putativo de Jesus Cristo. Daqui derivam toda a sua grandeza, graça, santidade e glória” (Quanquam Pluries).

O livro se inicia com documentos, exortações apostólicas e homilias dos Papas dos séculos XIX, XX e XXI, incluindo o grande São João Paulo II, totalizando 100 páginas dedicadas às palavras dos sucessores de Pedro à São José, o Patrono da Igreja.

Com inúmeras orações de diversos tempos da Igreja, o devocionário prossegue demonstrando o quão profundo é o amor e o desejo por intercessão que a Igreja tem pelo Pai Putativo de Nosso Senhor. São orações para ocasiões específicas como: Dia dos pais, em Ação de Graças pelo nascimento dos filhos, para se ter uma boa e santa morte, pelos sacerdotes, Oração da Liturgia das Horas específica dos dias 19 de Março e 1º de Maio, Missas nas formas Ordinária e Extraordinária (Latim/Português) e muito mais! São páginas e mais páginas com preces, terços, ofícios, ladainhas, orações dos santos, hinos e cânticos de súplicas e em louvor a São José, contendo também o tríduo e várias novenas para serem rezadas durante o ano, ou em preparação para sua Festa Litúrgica.

Chamo a atenção para um capítulo onde Santo Afonso de Ligório (Doutor da Igreja) faz um roteiro de visitas a São José, com orações diferentes para cada dia do mês a serem feitas diante da imagem do Homem Justo ou numa igreja dedicada a ele.

Uma curiosidade: Sabia que existe o Escapulário e o Cíngulo de São José? Sim, existe! E no livro contém não só sua explicação, como também os rituais de imposição em latim!!!

O Devocionário é uma fonte – daquelas bem grandes –, de amor a São José. Um manual para o homem católico, vocacionado à santidade!!!

Posso dizer que o devocionário é um manual. Um manual de instruções. Num momento onde os homens estão perdendo sua postura e virilidade, não só no mundo como na Igreja, o manual, – ops! – o devocionário vem trazer à tona, com toda a força do Esposo da Santíssima Virgem, o molde da vida do homem católico, seja ele sacerdote, religioso, leigo ou pai de família.

Quem adquirir o devocionário terá em suas mãos uma oportunidade de se aproximar, pela via josefina, da Sagrada Família de Nazaré, do qual ele é guardião e da Doutrina da Santa Igreja de Cristo.

ITE AD JOSEPH!!!

Título: Devocionário a São José

Organizador: Padre Cléber Eduardo dos Santos

Editora: Praedicaverbum

376 páginas.

Bravus,

pela hombridade.

Compartilhe:

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.